PARAPENTE

 Quem disse que o céu é das aves? Voo de parapente em Jampa!

Pra você que não se cansa de novas aventuras, que tal encarar um novo desafio? Voo duplo de parapente!
A Paraíba, em especial João Pessoa, conta com mais essa opção de aventura, promovido pela Estilera, empresa que conta com equipamentos de excelente qualidade e instrutores da mais alta competência. Venha conhecer e se deliciar com as paisagens paradisíacas da capital paraibana, tudo isso embarcado em uma viagem inesquecível e a apaixonante de parapente.


O parapente é um esporte que chama atenção pela sua versatilidade. Logo de cara, algumas pessoas enquadram esta modalidade em “esportes radicais”, mas a verdade é que o parapente pode muito bem ser (e é, na maioria das vezes) o oposto polar do radical.

Se, apenas para iniciar, fizermos uma análise no aspecto técnico veremos que o parapente é a aeronave que tem a menor velocidade de deslocamento possível. Em termos práticos, isto significa muita suavidade tanto para decolar, pousar, quanto para voar.

 

Imagine que na maior parte do tempo, nas rampas de decolagem o vento sopra de intensidade calma para moderada, o que em números, significa cerca de 20km/h. Se lembrarmos que o parapente se desloca no ar a cerca de 35km/h, teremos uma resultante (velocidade absoluta) de apenas 15km/h quando o piloto se desloca contra o vento. Na prática isto significa quase flutuar sobre o chão.

Mas logo no inicio deste texto, falamos sobre versatilidade; vamos a ela então. As diferentes categorias de voo de parapente:

O voo de ascendente dinâmica

Popularmente chamado de voo de lift pelos pilotos, este tipo de voo é praticamente o mais comum, mais fácil e praticado no mundo todo. Consiste em aproveitar o desvio para cima que o vento faz ao passar por uma montanha e utilizar a corrente ascendente resultante para permanecer voando sem perder altura.

É fácil entender, já que o parapente é um tipo de planador e, conseqüentemente, não possui propulsão - ele está sempre descendo se o ar não se move verticalmente. Neste caso, o ar está se movendo para cima forçado pela saliência da montanha criando uma espécie de colchão de ar que serve de sustentação extra para o parapente.

Uma vez que está ventando, a velocidade em relação ao solo é muito baixa (naturalmente quando o piloto voa contra o vento, já que quando voa a favor, tem a velocidade aumentada; veremos isto a seguir), tornando o vôo de lift muito suave e agradável. Imagine você pendurado no céu a cerca de duzentos metros de distância de uma linda montanha com um maravilhoso final de tarde, num voo absolutamente liso e confortável. Dá para passar todos os momentos de sua vida em revista numa hora destas.

Durante o voo de lift, dependendo das condições da decolagem, é possível aproximar-se das pessoas na rampa como que flutuando sobre elas, inclusive efetuando pousos na própria rampa de onde você decolou. Dá para imaginar que excitante deixar o chão como que erguido aos céus, ficar um tempão curtindo a paisagem e depois fazer uma manobra e retornar exatamente para o mesmo local de onde você saiu?

Brincadeiras como entregar objetos ou tocar as mãos dos pilotos que se aproximam da rampa são muito comuns. Tudo isto faz do voo de lift uma delícia que apaixona qualquer pessoa seja ela aficionada ou não do esporte.
 Texto de Silvio Ambrosini.


 

16 comentários:

  1. Karamba vey! Que massa... eu quero ir boe!
    hehheheheheh

    ResponderExcluir
  2. Favor enviar mais informações (datas, valores etc) para waldirvictor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber quanto custa e onde posso encontralos?katty_girl86@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Tô nessa galera!!!
    Quero sentir essa essa emoção do esporte radical...
    mais informações (datas, valores etc)

    ResponderExcluir
  5. Sany Edson, segue o telefone do Tatá da Estilera, ele vai te passar tudo que você precisa pra entrar nessa aventura. Abraço!
    Tatá:(83)8886-9218

    ResponderExcluir
  6. quero saber quanto custa karlapolly@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Karla, o passeio dura em média de 20 a 25 minutos, o valor você poderá combinar com o instrutor Tatá da Estileira pelo telefone:(83)8886-9218

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais os horários de saltos no dias 20 e 21 de abril? como agendo e quanto custa? walmarcula@gmail.com

      Excluir
  8. cOMO ENTRO EM CONTATO COM VCS?
    QUANTO CUSTA?

    JOAO_VIANAPB@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de voar... quero saber como faço e qual o valor!

    n.sfernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. To colado, como faz para agendar um voo?
    renancabraljp@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, viu por favor pede pra galera local de Vôo ai atualizar informações sobre a rampa no site http://www.guia4ventos.com.br/rampas-do-brasil/55-rampas-de-voo-livre-pb

    como quadrantes de decolagem, melhor epoca, clube responsável etc.

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber info , local de salto, valor, tempo duração.
    Pablocjl@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. eu fui, os conheci por conta do peixe urbano, super vale a pena! mas tem que pensar na segurança, já teve vários acidentes em outros lugares no Brasil.

    ResponderExcluir
  14. o passeio dura em média de 20 a 25 minutos, o valor você poderá combinar com o instrutor Tatá da Estileira pelo telefone:(83)8886-9218

    ResponderExcluir